20 de junho de 2017

Mensagem do Encontro Inter-regional Sul das Novas Gerações


“Novas Gerações em Saída: compromisso místico-profético-testemunhal” foi o tema refletido no Encontro Inter-regional Sul das Novas Gerações da Vida Religiosa Consagrada (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), realizado de 15 a 18 de junho de 2017, em Lages-SC. Momentos muito especiais de convivência, celebração, partilha caracterizaram o encontro, que contou com a presença de 60 Religiosas e Religiosos, provenientes de 07 países, 24 Congregações, e que realizam sua missão em um dos Estados da Região Sul. 

A Irmã Cleusa Maria Andreatta assessorou o encontro e conduziu os participantes a algumas reflexões e partilhas, que ajudam a somar forças para viver o seguimento de Jesus sempre com mais coerência evangélica, pois, apesar dos desafios, há muita profecia e mística nas Novas Gerações. 

Na inquietude diante da atual conjuntura da Vida Religiosa Consagrada, as Novas Gerações reconhecem que é necessária mais criatividade nas estruturas, que, por vezes, estão engessadas e tiram a autonomia de seus membros. A partir das reflexões e partilhas, algumas questões foram levantadas durante os dias de encontro: há muitas relações comunitárias matando ou sufocando o vigor missionário e vocacional da juventude; percebe-se uma crise institucional e não uma crise vocacional; as Novas Gerações estão dispostas a viver a fidelidade criativa ao Evangelho, com compromisso místico-profético-testemunhal; sentimos, com dor, que muitas vezes há poucos espaços de formação de novas lideranças em nossas Congregações; ainda é necessário fazer um longo processo e confiar, sem desconfiar, da juventude.

Como Maria, as Novas Gerações se colocam a caminho, em saída, centradas no carisma, no Reino de Deus, sem perder a profecia. É preciso coragem e ousadia de continuar refletindo sobre os temas que se referem aos desafios da Vida Religiosa Consagrada, buscando alternativas para o novo (Maria) e o velho (Isabel), vivendo com autenticidade cada itinerário da vida e da consagração. Acreditamos na vivência fraterna, que transforma e se enriquece na partilha de carismas, e nas iniciativas intercongregacionais. Reconhecemos que realizamos trabalhos importantes em nossas Congregações, levados com responsabilidade e comprometimento. 

Sim, temos coragem de avançar, pois percebemos e reconhecemos a presença de Deus na história que é construída de “geração em geração”. Deus continua chamando, por isso desejamos dar um sentido para nossa saída, missão, com qualidade e testemunho, tomando decisões firmes no coletivo. É necessário renovar o modo de eleição de nossas coordenações Provinciais. Queremos participar das decisões de nossas Congregações. Continuaremos o caminho com discernimento, esperança, fé, protagonismo, sem entrar na roda do negativismo e do vitimismo. Ajudaremos a encontrar soluções. Com coragem, gestaremos encontros fraternos e alegres, pois vale a pena a Vida Religiosa Consagrada. Resistiremos na construção do Reino de Deus, pois ainda há muito profetismo entre nós.

Nesses tempos desafiadores, continuaremos somando força na luta dos pobres e seremos sensíveis à dor e à esperança de todo ser humano. Queremos gerar igualdade neste País rico e desigual, onde se discrimina e excluí indígenas, afrodescendentes, crianças e mulheres, os pobres que Tu amas.

O Evangelho nos desacomoda e nos coloca em movimento por uma Vida Religiosa Consagrada mais autêntica e por um País mais democrático que respeite os direitos de todos, preferencialmente dos pobres.

Participantes do Encontro Inter-regional Sul das Novas Gerações

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Encontro das NG do Rio

Aconteceu nos dias 23-24 de março a missão jovem das NG's- Rio com o tema: Jovens: saíamos ao encontro da vida. Tivemos momentos de f...